Você sabe o que é uma comunicação assertiva e porque este é um método eficaz para a resolução de problemas de comunicação nas empresas e na sua vida pessoal ?
Provavelmente, você respondeu à questão acima dizendo que se trata de uma comunicação feita de forma direta, sem rodeios e sem erros, e por isso ela é tão eficaz, não é mesmo?
Em partes sim, sua resposta está correta. Mas a comunicação assertiva não está relacionada diretamente com o conceito de certo ou errado. A comunicação assertiva está mais relacionada ao conceito de uma comunicação que é feita de forma clara, segura e que não causa dúvidas no receptor.
Ou seja, você pode até se comunicar com uma mensagem correta. Porém, isso não quer dizer que o seu público vai entender completamente ou não terá dúvidas.
Neste artigo, você vai conhecer o que é comunicação assertiva e como ela atua, na melhoria dos processos de comunicação de uma empresa. Confira:
O que é a comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é o método de transmitir informações, colocando em prática a habilidade que um profissional tem em se comunicar e se relacionar com o seu público, de forma que consiga conquistar a colaboração e atenção de todos.
Quando falamos em comunicação assertiva, estamos falando sobre mensagens que são transmitidas com segurança e posicionamento.
Porém ao explicar esse conceito acaba causando confusão no entendimento de algumas pessoas que associam a assertividade com a agressividade.
Pois, quando é exigido que o profissional seja assertivo, ele pode ser ríspido ao se comunicar. O que é totalmente diferente do verdadeiro conceito de assertividade.
O bom comunicador é alguém que de forma assertiva consegue passar as suas ideias em apresentações profissionais e no dia a dia. Não só por meio das palavras, mas também com gestos, com firmeza e respeito. Sem que para isso, seja preciso causar conflitos, desentendimentos ou mesmo ser agressivo na forma de se comunicar.
A comunicação é assertiva quando é feita de forma clara e não causa ruídos ou dúvidas no receptor. Mas quem se comunica também deve ouvir atentamente e se manter calmo, enquanto o outro fala.
Assim, será possível criar um canal de comunicação eficiente entre quem transmite a mensagem e quem a está recebendo.
Os benefícios da comunicação assertiva no ambiente de trabalho
A comunicação empresarial existem falhas, estão entre os problemas que mais causam erros de execução, gerando a necessidade de retrabalho e desgastes entre as equipes. Quando a informação não é transmitida com clareza, os alinhamentos, processos e demandas geralmente não são realizados de forma correta.
Com isso, os resultados da empresa não são alcançados e recursos são desperdiçados.
Desta forma, ao praticar a comunicação assertiva no ambiente profissional, os colegas de trabalho podem até discordar uns dos outros. Mas isso, sem que seu posicionamento cause constrangimento ou insatisfação aos demais.
Raphael Silva
Palestrante / Professor de Oratória
Primavera do Leste/MT