Sábado, 07 de setembro de 2024, responsável técnico Renyere Trovão Soares DRT-PR 3499

Telefone: (66) 9256-9631 | E-mail: contato@regiaoleste.com.br

A importância do retrato corporativo para a sua carreira

01/07/2023

Precisando valorizar sua imagem e melhorar a apresentação profissional? Veja o quão importante pode ser o retrato corporativo ao seu posicionamento.

Já parou para refletir sobre o quanto a sua imagem interfere nos seus resultados?

Quando você busca por alguém no LinkedIn ou recebe uma mensagem no WhatsApp, a primeira coisa que aparece é a foto de perfil. Quando recebe um convite para uma palestra ou uma live, as fotos dos participantes fazem toda a diferença na credibilidade, tanto do profissional, quanto do evento a ser realizado. Pouco se discute, mas a fotografia tem o poder de convencer um cliente tanto quanto as palavras. Se você tem investido no seu posicionamento e na imagem, considerar a importância da fotografia profissional é indispensável. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Então, qual é a impressão que a sua foto de perfil passa para os clientes? Cuidar da sua imagem é também cuidar da sua carreira. Veja neste artigo o conceito de retrato corporativo, suas vantagens, como ele é feito e as melhores dicas de como ter sucesso com fotos profissionais. Boa leitura!

Influência na escolha - Prestação de serviço, vaga de emprego ou uma relação B2B

Pense em uma vaga de emprego ou a uma prestação de serviços corriqueira, como um chaveiro em que temos dois profissionais com as mesmas qualificações, mas com fotos totalmente diferentes. O primeiro aparece na foto com uniforme, iluminação profissional e cenário adequado; já o segundo apresenta uma foto recortada de um evento familiar informal. Qual deles você acha que vai se destacar? Quem você contrataria, caso fossem currículos semelhantes? Subconscientemente ou não, fazemos essa escolha e, com o advento das redes, onde um primeiro impacto é essencial, ter a imagem certa pode ser a diferença entre receber ou não uma ligação ou mensagem.

Como e onde usar um retrato corporativo?

Veja algumas dicas indispensáveis em um retrato corporativo:

Localização

Quando falamos de retrato corporativo, não estamos abordando somente fotografias com alguém engravatado, sério e de braços cruzados, e sim sobre uma representação do profissional. — seja ela qual for, da imagem despojada à mais séria. Por isso, o seu entorno tem grande impacto na mensagem É possível também produzir opções aos fundos com cores sólidas, explorando a atividade do profissional em seu ambiente de trabalho. Você pode optar por registros em escritórios, áreas externas corporativas mais modernas ou até mesmo simulando situações reuniões e interações de grupos, por exemplo — em um ambiente que tenha a ver com o seu negócio.

LinkedIn

O retrato corporativo no LinkedIn agrega valor à imagem profissional e transmite a credibilidade necessária para conexões relevantes. Além disso, passa mais confiança para o conteúdo postado ou compartilhado. O maior erro dos profissionais dentro da plataforma é focar na construção das habilidades formais, mas expor uma foto pessoal amadora, oposta ao seu perfil acadêmico ou técnico. Os conteúdos entram em “conflito”. O ideal é buscar uma imagem que represente o nível do currículo que está sendo apresentado.

WhatsApp Business

A versão de negócios do WhatsApp também é um ótimo lugar para aplicar seu retrato corporativo. Por ali são realizadas conversas com clientes e parceiros diariamente, o que exige uma apresentação mais profissional e responsável. Como não podemos equiparar conhecimentos em um contato no WhatsApp, no momento de uma seleção de serviços/profissional, seguramente optamos por aquele que teve mais cuidado em se apresentar ao potencial cliente, como ilustrado no exemplo do chaveiro. Receber o primeiro pedido de orçamento, entre todos os profissionais disponíveis, pode fazer a diferença entre executar ou não um trabalho ou ser selecionado para uma vaga.

Instagram profissional

Para quem empreende no digital ou usa as redes sociais como o Instagram para gerar negócios, ter um retrato corporativo faz toda a diferença. Ele pode ser aplicado na foto de perfil, nos posts e nos stories, associando sua imagem profissional ao conteúdo de valor que é gerado nesses canais. Em um mesmo ensaio, pode-se produzir muito além da foto de perfil. Ao adicionarmos trocas de figurino, podemos gerar um conteúdo para postagens durante um período programado sem a percepção que as fotos foram realizadas em uma única sessão (ex.: uma arquiteta trabalhando em seus projetos / fazendo uma leitura / junto a colaboradores / em uma reunião / etc).

Apresentações

A imagem corporativa também impacta na eficiência das apresentações institucionais e propostas comerciais, pois quem assiste acaba se tornando mais receptivo e predisposto a acreditar na credibilidade daquele profissional. Seja no envio de um PDF, seja assinando uma newsletter ou e-mail, é sempre mais amigável, após um conteúdo textual, “ver” quem está falando com você. Um retrato corporativo bem executado, visando, por exemplo, situações de prospecção e manutenção de relacionamento, deverá conter um gestual facial e/ou corporal condizentes com a informação encaminhada. Assim, o conteúdo textual, leve ou mais sério, deve encontrar respaldo na foto do profissional, desde um contato de um advogado, possivelmente mais sério, a um mestre de cerimônia oferecendo seus serviços, em uma foto mais leve.

Palestras e eventos

Ao participar de palestras, workshops, treinamentos ou eventos gerais, ter uma boa fotografia de apresentação vai agregar valor à sua imagem, reforçando a ideia de autoridade sobre o assunto proposto. Uma foto amadora pode criar um ruído em um ótimo conteúdo apresentado por horas. Sua imagem deve reforçar a sua apresentação e não prejudicá-la.

Quais as vantagens de ter um retrato corporativo?

Uma foto profissional agrega vantagens importantes para a carreira profissional, sejam elas tangíveis ou subjetivas. Veja:

- mais autoridade e credibilidade no segmento que atua; - mais chances de conquistar um emprego desejado; - posicionamento melhor no mercado; - mais chances de fechar negócios, se diferenciando da sua concorrência; - mais lucros e resultados para empresas e ascensão profissional para profissionais.

É importante destacar que todas essas vantagens estão associadas não apenas ao retrato corporativo, mas à história do profissional que ele reforça e valoriza.

Abel Junior Legacy Agência Integrada

Anuncio

Grupo de notícia Vida & Informações