Sábado, 07 de setembro de 2024, responsável técnico Renyere Trovão Soares DRT-PR 3499

Telefone: (66) 9256-9631 | E-mail: contato@regiaoleste.com.br

Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Cuiabá nas eleições municipais 2024

25/05/2024

Postulantes à vaga já se apresentam à disputa, mas partidos ainda vão definir nomes que irão aparecer nas urnas

Com o avanço do calendário eleitoral, os partidos e possíveis postulantes já se movimentam para as eleições municipais de 2024. Apesar de já haver candidatos a prefeito de Cuiabá (MT), ainda não houve definição por parte das legendas sobre quem serão os nomes que vão aparecer nas urnas. A renovação no comando da capital é obrigatória, uma vez que o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), cumpre o segundo mandato. Por isso, a aliança com seu grupo político tem sido considerada valiosa pelos futuros concorrentes. Outro fator que fomenta a incerteza do cenário atual é que as siglas têm que equacionar os anseios de seus candidatos com as alianças políticas, o que envolve não só os acordos por apoio, mas também os pactos formais das federações formadas em 2022, e que ainda valem para a disputa municipal.

Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Cuiabá (MT) em 2024

Abílio Brunini (PL)

Abílio Brunini, 39 anos, nasceu em Cuiabá (MT). Graduado em arquitetura, trabalhou como arquiteto e designer. Em 2016, se lançou a vereador da capital mato-grossense e conquistou a vaga pelo PSC. Em 2022, foi o segundo mais votado do estado para deputado federal, quando recebeu 87 mil votos, atrás apenas de Fábio Garcia. Abílio Brunini se coloca como pré-candidato à prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais de 2024, mas o PL ainda fez um anúncio oficial.

Eduardo Botelho (União Brasil)

Eduardo Botelho, 64 anos, nasceu em Nossa Senhora do Livramento (MT). É graduado em engenharia elétrica e fez carreira como servidor público. Em 2013, decidiu ingressar na política partidária e se filiou ao PSB. No ano seguinte, foi eleito deputado estadual, e reeleito em 2018 e em 2022. Atualmente, é presidente da Assembleia Legislativa. Eduardo Botelho se coloca como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais de 2024.

José Roberto Stopa (PV)

José Roberto Stopa, 59 anos, nasceu em Fernandópolis (SP), mas mudou-se para Cuiabá aos 19 anos. Graduado em geografia, trabalhou como professor e diretor em escolas públicas. Ocupou cargos no Executivo, comandou a secretaria de Serviços Urbanos, e, atualmente, é secretário de Obras. É vice-prefeito de Cuiabá. José Roberto Stopa se coloca pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições 2024, mas a federação que agrega também o PT e o PCdoB ainda vai definir o nome para a disputa da prefeitura.

Lúdio Cabral (PT)

Lúdio Cabral, 52 anos, é natural de Rio Verde (GO), mas ainda criança se mudou com a família para Cáceres (MT). Em 1996, se formou em medicina, período em que se engajou no movimento estudantil. Depois de formado, trabalhou como médico sanitarista. Em 2004, foi eleito vereador por Cuiabá, e reeleito em 2008. Disputou a prefeitura e o governo nas eleições seguintes, mas foi derrotado. Em 2018, chegou à Assembleia Legislativa, e agora está no segundo mandato como depurado estadual. Lúdio Cabral foi escolhido como pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições municipais de 2024 pelo diretório local do PT, mas a decisão precisa ser aprovada pelo diretório nacional e pela federação.

Reginaldo Teixeira (Novo)

Reginaldo Teixeira é um empresário de 49 anos e nunca ocupou cargos públicos, e por isso, passou por processos internos dentro do partido Novo para ter o nome aprovado. O pré-candidato é proprietário de duas empresas em Cuiabá, nascido no Paraná e criado em Jaciara a 1.180 km da capital.

Carlos Avallone (PSDB)

Com o apoio do partido Cidadania, o atual deputado estadual de Mato Grosso Carlos Avallone Junior, de 64 anos, foi anunciado como pré-candidato do PSDB. Ele é empresário e formado em engenharia civil. Carlos foi secretário de Turismo e de Indústria, Comércio e Mineração em Cuiabá nas gestões do ex-governador Dante de Oliveira, em 1999.

Patrícia Nogueira (PC do B)

Patrícia Simone Nogueira, de 44 anos, é professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nascida em Cuiabá, a professora é pré-candidata do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Ela é formada em Nutrição pela UFMT, onde foi a primeira mulher presidente União Estadual dos Estudantes (UEE).

Diego Guimarães (republicanos)

Diego Arruda Vaz Guimarães, nasceu em 09 de dezembro de 1985, em Cuiabá (MT). É filho do ex-prefeito de Guarantã do Norte, Vandir Osmar Vaz Guimarães. Formado em Direito na Universidade Federal de Mato Grosso, concluiu especialização em Auditoria Contábil e Tributária e mestrado em Direito na mesma instituição. Atualmente, leciona na Unirondon e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Outros partidos

A imprensa entrou em contato com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos, Rede, Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas foi informado que não tinham pré-candidatos até a última atualização desta reportagem.

Anuncio

Grupo de notícia Politíca